Balé e negritude

 Você que gosta de dança, não vê muitos bailarinos negros por aí e se pergunta se poderia ser tornar um dançarino profissional um dia. Você conhece a história da bailarina Ingrid Silva?

 

 Ingrid nasceu e foi criada no bairro de Benfica, no Rio de Janeiro. Aos 8 anos, entrou para o projeto social "Dançando Para Não Dançar", criado no Morro da Mangueira, que oferece às crianças do Rio de Janeiro um curso de balé gratuito que encaminha os alunos para a escola de dança do Theatro Municipal. Com 18 anos foi selecionada para dançar em uma grande companhia de dança nos Estados Unidos, e até hoje vive na cidade de Nova York, onde é bailarina do Dance Theatre of Harlem. 


Ingrid Silva (Foto:  Divulgação) 

Quando criança, ela nunca havia visto uma bailarina negra em posição de destaque no Brasil. “Se não fosse pelo projeto, talvez eu nunca tivesse calçado uma sapatilha. Minha mãe é empregada doméstica e nunca teve condições para me proporcionar isso” – diz a bailarina.

Um detalhe chama a atenção de quem vê Ingrid dançando: as sapatilhas da cor de sua pele. Ao ser indagada se foram feitas sob encomenda, ela revela “pinto minhas sapatilhas com maquiagem da minha cor, pois se as usasse cor-de-rosa ficaria muito contrastante”. Quer exemplo melhor das barreiras que ela salta sobre os palcos?

 

 

Quando não está dançando, ela gosta de curtir momentos em família com o marido Fernando e Frida Kahlo, sua cachorrinha da raça buldogue francês que é sua paixão. Além disso, ela inspira bailarinas mundo afora. “Acho que tornei a minha história possível quando comecei a acreditar no meu potencial. Hoje em dia, eu recebo inúmeras mensagens de meninas e eu sempre peço a elas: acredite em você, nos seus sonhos e nunca desista deles”.

 

E você? Se inspirou nessa história e pensa em se tornar bailarina ou bailarino profissional um dia? Conheça dois projetos muito importantes que podem te ajudar a chegar lá! 

 - Projeto “Dançando para não dançar”

http://www.dpnd.org/conheca-a-dpnd/o-projeto/

- Projeto “Dançar a Vida”

https://dancaravida.com/como-participar/

 

Está com 14 anos e já está de saída para o ensino médio? Que tal conhecer o Curso Técnico em Dança, da Rede FAETEC? Lá você estuda dança, se torna dançarino e, ao mesmo tempo, se forma no ensino médio!

https://www.instagram.com/tecnicoemdanca/

 

 Bora lá??? 😍

 

(Fonte do texto e das fotos: https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2017/04/conheca-historia-da-bailarina-negra-brasileira-que-e-estrela-da-danca-em-nova-york.html)

 

 

 

Comentários