Sobre as oficinas

Nessa postagem você encontrará (1) informações sobre as oficinas , dias e horários e (2) como realizar a inscrição. 

(atualizado em 25 de junho de 2022)
 
Muitos responsáveis têm interesse em realizar a inscrição dos seus filhos ou filhas , mas ficam em dúvida sobre qual é a proposta de cada oficina. Por isso,  com o objetivo de apresentar mais informações aos responsáveis, cada professor elaborou uma breve apresentação de cada oficina.


Arte Literária - professora Talita 
Dias 4a e 6a - de 13h ate 14h20, 14h20 até 15h40 e 15h40 até 17h.
Idade: 6 anos em diante

A proposta é a descoberta das potencialidades da palavra na arte, através de textos literários, jogos e conexões da palavra com outras linguagens artísticas.


Artes Visuais - professora Fraya
Dias 3a e 5a - de 8h50 até 10h10, de 10h10 até 11h30 e 13h ate 14h20.
Idade: 6 anos em diante.
Oficina de Artes voltada para a expressão criativa e artística dos alunos da rede, através da experimentação de diferentes linguagens artísticas e uso de materiais, recursos  e técnicas, com vistas a ampliar a capacidade criativa, crítica, estética, expressiva e reflectiva.


Artes Visuais - Teresa
Dias 2a e 4a - de 13h ate 14h20 , 14h20 até 15h40 e 15h40 até 17h.
Idade: 5 anos em diante 

Oficina experimental em Artes Visuais; ganha forma com a presença heterogênea de alunos em diálogo e experiência plástica e visual. O contato dialógico entre o grupo é mediado por experimentações com materialidades que se fazem presentes em processos de criação que acontecem a partir de demandas diversas. Na "mesa com Teresa", todos juntos e misturados, exploramos tudo o que nos afeta e inspira. 
 
Nosso lema é: Em arte não há defeito, nem perfeito; o que há é efeito. _ A linguagem das Artes Visuais é a linha mestra em termos de conhecimento, pesquisa e ações em criação e expressão individual e/ ou coletiva. O diálogo move os encontros e gera troca de experiências reflexivas, imaginativas, criativas, sensoriais, plásticas...que se materializam em processos de criação e expressão.


Artes Visuais - Animação - Rodrigo 
Dias: 3a e 5a - 13h ate 14h20.
Idade: 10 anos em diante - 

A oficina de animação apresenta aos alunos o desenho animado 2D e as animações em "Stop Motion" como forma de produção e expressão artística.


Artes Visuais - Fotografia - Cristiano 
Dias: 4a e 6a - 10h00 até 11h10h
idade:  9 anos em diante - 
Na oficina de fotografia o(a) estudante terá contato com a linguagem fotográfica por meio de experimentações visuais, objetos ópticos , câmeras fotograficas, programas de edição e contato com referencias da fotografia artistica.


Artes Visuais - Mangá - Rodrigo 
Dias: 3a e 5a - 14h20 até 15h40 e 15h40 até 17h.
Idade: 10 anos em diante

A oficina apresenta aos alunos a linguagem dos quadrinhos e a arte sequencial, trabalhando a produção de suas próprias histórias e passando por todas as etapas de produção como desenvolvimento de roteiro, arte, diagramação, narrativa, coloração e letreiramento digital.


Dança - Balé - Vivian
Dias 3a e 5a - 7h50 até 8h50 e 8h50 ate 10h10.

5 a 8 anos - A oficina pretende introduzir o aluno criança e iniciante aos fundamentos do Balé, como estilo de dança, de forma lúdica e consciente.

8 anos em diante - A oficina pretende introduzir os fundamentos do Balé, como estilo de dança, de progressiva e consistente.


Dança - Balé - Claudia
Dias: 3a e 5a - 13h ate 14h20, 14h20 até 15h40 e 15h40 até 17h.
Idades e propostas:
5 e 6 anos - Desenvolvo uma metodologia de Balé Significativo, através de uma tríade composta de palavra, imagem e movimento, onde a criança compreende imediatamente esta linguagem, sem deixar de lado a técnica do balé clássico.

7, 8 e 9 anos - Esta faixa etária já apresenta certa maturidade, tanto motora quanto cognitiva, podendo transitar entre o mundo concreto das aulas da turma anterior, de 5 e 6 anos, e do abstrato, próprio da linguagem do balé clássico, tendo como referência a tríade composta de palavra/imagem/movimento e a terminologia oficial do balé clássico.

10 anos em diante - Nesta turma a linguagem do Balé está recheada de técnica e complexidade, mas o recurso da tríade continua sendo utilizado para dar sentido ao movimento, pois historicamente, o Balé Clássico se caracterizou por ser uma linguagem estética, onde os executantes apresentam o máximo de virtuosismo e técnica.


Dança Popular - Carla
Dias: 4a e 6a - de 13h ate 14h20 , 14h20 até 15h40 e 15h40 até 17h.
Idade: 6 anos em diante.
A oficina oferece um percurso por diversos movimentos dancisticos brasileiros. Carimbó, maracatu, congadas, samba de roda, frevo, coco, cavalo marinho e muitas outras. Agregando elementos do contemporâneo e saberes ancestrais.
 
 
Fundamentos da dança/ Dança contemporânea - Vivian 
Dias 3a e 5a - 10h10 até às 11h30min.
Idade: 6 anos em diante.

A oficina pretende introduzir o aluno iniciante aos fundamentos técnicos comuns às danças cênicas, progredindo, gradativamente, para o conhecimento e a prática da dança contemporânea.


Música - João Mário 
Dias: 2a e 6a - de 13h ate 14h20 , 14h20 até 15h40 e 15h40 até 17h.
Idade: 9 anos em diante.

Aulas de Instrumentos Musicais (Violão,guitarra,baixo elétrico,teclado e Cavaquinho)

Teatro  - Janaina 
Dias: 3a e 5a - 13h ate 14h20, 14h20 até 15h40 e 15h40 até 17h.
Idades e propostas:

7 a 12 anos - Voltado para alunos do Ensino Fundamental 1, a oficina pretende transformar a sala em um espaço lúdico, repleto de aventuras e brincadeiras. Através de exercícios e jogos teatrais, será oferecida uma experiência artística e sensível, em que os alunos aprendem a se sociabilizar, a exercer seu poder de comunicação e têm seu potencial estético e criativo estimulados.

12 anos em diante - Voltada para alunos do Ensino Fundamental II, a oficina apresenta a arte teatral ao jovem que tem interesse em conhecer a dramaturgia, as técnicas interpretativas do ator e o processo de montagem teatral.  Por meio dos jogos e improvisos teatrais, o aluno entrará em contato com o texto dramático, noções básicas da encenação, da preparação do ator e terá a oportunidade de desenvolver sua capacidade criativa e seu pensamento sensível na montagem do espetáculo teatral.


Como realizar a inscrição?
O(A) responsável deverá comparecer Núcleo de Arte Copacabana para preencher a ficha de inscrição e escolher as oficinas, com os seguintes documentos:
1 (um) comprovante de matrícula (pode ser declaração escolar ou boletim escolar);
1 (uma) cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento da criança;

Qualquer dúvida,  pode entrar em contato pelo telefone 21 22554042 , que também é Whatsapp.
 

Comentários