Ano 2013

OFICINA DE ARTES VISUAIS – ANA ALVARENGA
OFICINA DE DANÇA – MONICA LUQUETT
PRÁTICA DE MONTAGEM – ANA ALVARENGA, MONICA LUQUETT  E MAURICIO SANCHO

O projeto interdisciplinar Imagem, Corpo e Cultura Digital, segue em aprofundamento como campo de investigação e experimentação estética envolvendo as expressões do corpo e da imagem na interação com os dispositivos tecnológicos. A criação de espaços para a observação, discussão, experimentação e a (re) criação do corpo em suas formas de representação na contemporaneidade, subscreve a busca pela renovação dos repertórios corporais e imagéticos.
De posse de tecnologias como notebooks, Datashow, câmera de vídeo, câmeras de celulares, console Playstation, console Xbox com Kinect sensor, acesso à Internet e a softwares de edição e produção de vídeos, as oficinas dança e artes visuais vão manipulando e integrando ao seu dia a dia os equipamentos em experimentos que possam ampliar os discursos coreográficos, plástico e visual.
Para o ano de 2013 destacamos a Memória como foco das experimentações no campo do corpo tecnodigital e no campo do corpo cultural. Dessa forma nos colocamos o desafio de trazer o jogo digital como desencadeador do processo de pesquisa, considerando a memória componente fundamental para o curso do jogo, enquanto experiências que se acumulam  na progressão de etapas vencidas. E memória enquanto componente constitutivo dos espaços de significação coletiva no âmbito da cultura contemporânea tecnodigital.
Considerada a atual geração de crianças e jovens como a dos jogos digitais, pressupondo a velocidade e a agilidade do pensamento em processamentos paralelos na assimilação de informações, nos enredamos na construção de uma metodologia capaz de conjugar os anseios e os resultados dessa proposta, de forma significativa para os alunos envolvidos nesse trabalho.


Comentários