No ano de 2008 a Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, resolveu disponibilizar computadores tipo notebook aos Professores e Especialistas de Educação integrantes do quadro de pessoal da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, como dispõe a Resolução SME Nº993 DE 01 DE OUTUBRO DE 2008. A Resolução em questão colocou nas mãos do professor mais do que um simples recurso tecnológico a serviço da sua prática pedagógica, mas sim o vislumbre de uma mudança substancial no pensar as relações entre educação, comunicação, informação e formação. Estava lançado o desafio. Era a inauguração de um novo tempo para a comunidade de professores, despertando em alguns a curiosidade, em muitos o medo e a negação e, em outros o desejo de vencer e dominar a máquina que ora desafiava a sua capacidade de lidar com novos espaços de aprendizagem.
Num pequeno laboratório criado no Núcleo de Arte Copacabana para o universo de treze professores de arte da rede municipal do Rio de Janeiro, pode-se perceber os diversos temperamentos no uso da máquina: dos mais temerosos aos mais audaciosos, dos mais receptivos aos mais resistentes, dos mais pacientes aos mais impacientes; porém todos, a despeito de suas naturezas para tal empreendimento, buscaram vencer as dificuldades e avançar nesse território considerado pela maioria, insólito.
A iniciativa deste laboratório nasceu da  urgência de preparar o professor para o uso do equipamento recebido, que poderia ter como destino a permanência em estado de espera.
Foram meses de formação continuada pela comunidade de professores, onde aqueles que mais sabiam repassavam seus conhecimentos para os outros: Office Word, Power Point, Movie Maker, reprodução e cópia de filmes e músicas, Media Player, Internet Explorer, Msn, Orkut e por fim a criação de um Blog (http://nacopacabana.blogspot.com), onde seriam postados os materiais produzidos pelo grupo, como textos de estudo e fotos das oficinas de arte, na projeção de um espaço virtual de aprendizagem cooperativa do Núcleo.
Esse Blog criado em 2008, foi esquecido em 2009 e hoje ganha um novo sopro que nos chega pelo movimento de mais uma onda. 
“... não se pode observar uma onda sem levar em conta os aspectos complexos a que concorrem para formá-la e aqueles também complexos a que essa dá ensejo. Tais aspectos variam continuamente, decorrendo daí que cada onda é diferente de outra onda; mas da mesma maneira é verdade que cada onda é igual a outra onda, mesmo quando não imediatamente contígua ou sucessiva; enfim, são formas e sequências que se repetem, ainda que distribuídas de modo irregular no espaço e no tempo.”  (Ítalo,CALVINO)

Aos professores antigos e novos do Núcleo de Arte Copacabana: bem-vindos ao nosso espaço virtual de encontro e troca.

Comentários

  1. Parabéns por retomar o blog! E parabéns também pelo excelente trabalho que este Núcleo realiza!

    Grande abraço!

    P.S. Vou colocar um link no Conexão das Artes SME-RJ para este blog!

    ResponderExcluir
  2. O Blog será útil para divulgar as ações desenvolvidas , aproximar os professores e estabelecer elos mais forte entre os Núcleos ! Tanto na troca de experiências de práticas pedagógicas, bem como na interação e divulgação dos trabalhos e pesquisas . Uma iniciativa inovadora! Parabéns Núcleo de Arte Copacabana ! Sempre na Vanguarda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário